Banco de Portugal (1846- )

Zona de identificação

Tipo de entidade

Entidade coletiva

Forma autorizada do nome

Banco de Portugal (1846- )

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

Zona da descrição

Datas de existência

1846-

História

O Banco de Portugal foi criado em 1846, tendo resultado da fusão do Banco de Lisboa e da Companhia Confiança Nacional. Funcionou como uma sociedade anónima, com a função de banco comercial e de banco emissor. Foi maioritariamente privado até à sua nacionalização em 1974. Nesta sequência, as suas funções e estatutos foram redefinidos, passou a ter o estatuto de banco central com a função de supervisão do sistema bancário pela Lei Orgânica publicada a 15 de novembro de 1975.
Devido às alterações sociais e políticas, este Banco foi assumindo outras responsabilidades e funções até à atualidade, especialmente com a adesão de Portugal à Comunidade Europeia (1986) e com a sua integração no Sistema Europeu de Bancos Centrais e no Eurosistema (1998-1999).
O Banco de Portugal assegura um conjunto de serviços ao público, entre eles uma Biblioteca, que foi constituída em 1932 e que está especialmente vocacionada para o apoio à investigação académica e profissional.

locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos

contexto geral

Zona das relações

Zona do controlo

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas das descrições (criação; revisão)

2015-02-19; 2015-05-15.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Biblioteca [em linha]. Lisboa: Banco de Portugal, 2009. [Consult. 17, fev. 2015]. Disponível em WWW: < URL: http://www.bportugal.pt/pt-PT/ServicosaoPublico/Biblioteca/Paginas/default.aspx >.

Breve história do Banco de Portugal [em linha]. Lisboa: Banco de Portugal, 2009. [Consult. 17, fev. 2015]. Disponível em WWW: < URL: http://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoEurosistema/Historia/Paginas/default.aspx >.

O Banco e o Eurosistema [em linha]. Lisboa: Banco de Portugal, 2009. [Consult. 17, fev. 2015]. Disponível em WWW: < URL: http://www.bportugal.pt/pt-PT/OBancoeoEurosistema/Paginas/default.aspx >.

Serviços ao público [em linha]. Lisboa: Banco de Portugal, 2009. [Consult. 17, fev. 2015]. Disponível em WWW: < URL: http://www.bportugal.pt/pt-PT/ServicosaoPublico/Paginas/default.aspx >.

Notas de manutenção

Criado por Filipa Lopes.