Coleção MAN - Códices da Manizola

Treslado de escrituras, e...

Zona de identificação

Código de referência

PT/BPE/ MAN

Título

Códices da Manizola

Data(s)

  • [14--]-[18--] (Produção)

Nível de descrição

Coleção

Dimensão e suporte

667 códices manuscritos.

Zona do contexto

Nome do produtor

Biblioteca Pública de Évora (1805- ) (1805 -)

História administrativa

Foi fundada em 1805 pelo arcebispo Frei Manuel do Cenáculo Villas Boas, um clérigo poderoso e um vulto de relevo do Iluminismo português. A sua organização foi morosa, tendo a invasão e o saque dos franceses em 1808 atrasado o processo e levado à perda de parte do espólio. Terminadas as invasões, o projeto foi retomado e saíram os estatutos a 21 de setembro de 1811, consagrando-se a doação perpétua da biblioteca à Igreja Metropolitana de Évora, com a obrigação de se conservar pública.
Após a morte de Frei Manuel do Cenáculo, em 1814, e no período da restauração do absolutismo, a biblioteca passou por grandes dificuldades. Após a implantação definitiva do liberalismo e com a Biblioteca já na esfera pública, entrou-se num período de maior acalmia, passando os ordenados dos funcionários a ser pagos, em 1835, pelo Tesouro Público e, em 1838, foi nomeado o seu primeiro bibliotecário civil.
Em 2007, a Biblioteca passou a integrar, organicamente, a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas. Em 2012, a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas foi fundida com a Direção-Geral dos Arquivos, dando origem à Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

Entidade detentora

História custodial e arquivística

Esta coleção fazia parte da chamada “Biblioteca da Manizola” pertencente a D. José Bernardo de Barahona Fragoso Cordovil da Gama Lobo, 2.º Visconde da Esperança. O Visconde havia manifestado, em vida e no testamento, o desejo de doar este espólio à Biblioteca Pública de Évora. Faleceu sem concretizar a doação e os seus herdeiros impugnaram o testamento. Em 1953, a Fazenda Nacional comprou o espólio, que se encontrava em avançado estado de degradação, e alguns professores queriam que viesse a integrar o núcleo da Biblioteca da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. No entanto, acabou por ser depositado na Biblioteca Pública de Évora em 1955. Ao entrar nesta biblioteca, a coleção foi repartida pelas várias coleções e salas. Os Códices da Manizola foram integrados na Sala de Cimélios, criada em 1971.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

A coleção abrange vastas áreas do conhecimento: Astronomia, Direito, Filologia, Genealogia e Heráldica, História Local, História de Portugal, História Ultramarina, Literatura, Matemática, Música, Política, Religião e Periódicos, sobretudo internacionais.
[Este texto segue a descrição disponível no sítio Web da BPE, citado em "Fontes".]

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Informação não disponibilizada no sítio Web da entidade detentora.

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

BARATA, António Francisco – Catálogo dos Principais Manuscritos da Livraria do Visconde da Esperança. Évora: Minerva Eborense, 1897.

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Related descriptions

Zona das notas

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação e revisão

2014-10-01; 2015-05-14.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Cimélios [Em linha]. Évora: Biblioteca Pública de Évora / Câmara Municipal de Évora, 2003. [Consult. 1, out. 2014]. Disponível em WWW: < URL: http://www.evora.net/bpe/Servicos_cimelios.htm >.

Códices da Manizola [Em linha]. Évora: Biblioteca Pública de Évora / Câmara Municipal de Évora, 2003. [Consult. 1, out. 2014]. Disponível em WWW: < URL: http://www.evora.net/bpe/Servi%C3%A7os/Cimelios/cimelios_manizola.htm >.

PÁSCOA, Marta – “A Proveniência”. In FARIA, Cristina (coord.) – Catálogo de incunábulos e impressos raros (sécs. XV-XVI) na colecção da Biblioteca da Faculdade de Letras de Lisboa [Em linha]. Lisboa: Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa – Divisão de Biblioteca, Arquivo Histórico, 2008. [Consult. 1, out. 2014]. Disponível em WWW: < URL: http://ww3.fl.ul.pt/biblioteca/biblioteca_digital/publicacoes/la/html/coleccao.htm >.

Nota do arquivista

Criado por Filipa Lopes.

Zona da incorporação

Related subjects

Pessoas e outras entidades relacionadas

Related places