Costa. Família, condes de Soure (1652-1838)

Tipo de entidade

Família

Costa. Família, condes de Soure (1652-1838)

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

identificadores para entidades coletivas

Datas de existência

locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos

O 1.º conde de Soure foi D. João da Costa (1610-1664), tendo recebido o título de D. João IV, em 1652, pelo apoio prestado no contexto da Restauração. Era filho de Gil Eanes da Costa, comendador e alcaide-mor de Castro Marim. Casou-se com Francisca de Noronha, que, já viúva e sendo camareira-mor da princesa D. Isabel Luísa Josefa, foi elevada a marquesa de Soure. O filho de ambos, Gil Eanes da Costa (1652-1680), foi 2.º conde, sucedeu a seu pai na Casa e nas comendas; foi do Conselho do Rei e vereador da Câmara de Lisboa; casou com D. Maria Lourenço de Portugal, filha dos segundos condes de Aveiras.
O 3.º conde foi D. João José da Costa e Sousa (1677-1706), senhor, alcaide-mor e comendador de Castro Marim, morreu em Espanha durante as campanhas da Guerra da Sucessão e foi casado com D. Luísa Francisca de Távora, dama da rainha D. Maria Sofia, filha herdeira de Henrique de Carvalho e Sousa, senhor da Azambujeira e do morgado de Patalim.
D. Henrique da Costa Carvalho e Sousa (1699-1758), filho dos terceiros condes, foi o 4.º conde. Sucedeu a seu pai na Casa e nas comendas. Seguiu a carreira militar, tendo chegado ao posto de coronel em 1735 e a brigadeiro em 1754. Casou duas vezes: a primeira, em 1714, com D. Teresa Inácia de Moscoso, filha dos primeiros condes de Sabugosa; a segunda, em 1716, com D. Antónia Maria de Rohan, filha dos segundos condes da Ribeira Grande e dama da rainha D. Maria Ana de Áustria. D. João da Costa Carvalho Patalim, filho do segundo casamento, sucedeu a seu pai em toda a Casa, comendas e alcaidaria-mor. D. João foi o 5.º conde de Soure e, tendo igualmente seguido a carreira militar, atingiu elevados postos como o de general da Artilharia e de tenente-general. Foi do Conselho da Guerra e grã-cruz da Ordem de Cristo. Contraiu matrimónio por três vezes; a primeira foi com D. Teresa de Noronha, filha dos terceiros marqueses de Marialva.
Foi 6.º conde de Soure D. José António Francisco da Costa (1726-1806), irmão do anterior. Também ele seguiu a carreira militar, tendo-se casado, em 1795, com Mariana Delfina José de Melo, filha dos primeiros marqueses de Sabugosa. O seu filho primogénito, D. Henrique José da Costa Carvalho Patalim Sousa Lafetá, foi 7.º conde de Soure; faleceu em 1838 não deixando filhos legítimos, tendo a irmã, D. Maria Luísa da Costa Carvalho Patalim Sousa e Lafetá, casada com o 15.º conde de Redondo, herdado os bens da Casa. A representação do título passou para os condes de Redondo.

contexto geral

Zona das relações

Entidade relacionada

Meneses, José Luís Gonzaga de Sousa Coutinho Castelo Branco e (1797-1863) (n. 1797-10-14 - m. 1863-03-11)

Identificador da entidade relacionada

Categoria da relação

família

Datas da relação

Descrição da relação

D. José Luís casado com membro da família, D. Maria Luísa da Costa

Entidade relacionada

Lafetá, Maria Luísa da Costa Carvalho Patalim Sousa e (1800-1874) (n. 1800-08-26 - m. 1874-10-16)

Identificador da entidade relacionada

Categoria da relação

família

Datas da relação

Descrição da relação

Membro da família

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.

2015-04-20; 2015-05-20.

Geneall [Em linha]. Lisboa, 2015. [Consult. 17, fev. 2015]. Condes de Soure. Disponível em WWW: < URL: http://geneall.net/pt/titulo/1391/condes-de-soure/ >.

Geneall [Em linha]. Lisboa, 2015. [Consult. 17, fev. 2015]. D. Henrique José da Costa Carvalho Patalim Sousa Lafetá, 7º conde de Soure. Disponível em WWW: < URL: http://geneall.net/pt/nome/53292/d-henrique-jose-da-costa-carvalho-patalim-sousa-lafeta-7-conde-de-soure/ >.

Geneall [Em linha]. Lisboa, 2015. [Consult. 17, fev. 2015]. D. Maria Luísa da Costa Carvalho Patalim Sousa e Lafetá. Disponível em WWW: < URL: http://geneall.net/pt/nome/5577/d-maria-luisa-da-costa-carvalho-patalim-sousa-e-lafeta/ >.

ZUQUETE, Afonso Eduardo Martins (coord.) — Nobreza de Portugal e do Brasil. Lisboa/Rio de Janeiro: Ed. Enciclopédia, 1961, vol. 3, p. 200, 399-403.

Criado por Filipa Lopes.