Fundação da Casa de Bragança

Zona de identificação

Identificador

PT/FCB/

Forma autorizada do nome

Fundação da Casa de Bragança

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

Tipo

Zona de contato

 

Dr.ª Maria de Jesus Monge (Diretora do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança)

Tipo

Endereço

Endereço

Paço Ducal
Terreiro do Paço - 7160-251, Vila Viçosa

Localidade

Região

Nome do país

Código Postal

Telefone

Fax

Nota

Zona da descrição

História

A Fundação da Casa de Bragança foi criada em 1933, um ano após a morte de D. Manuel II, que havia deixado expressa no seu testamento, de 20 de setembro de 1915, a vontade de legar as coleções e outros bens da Casa para se constituir um Museu.
A Fundação consta do museu e biblioteca da Casa de Bragança (no Paço de Vila Viçosa), da Escola Agrícola de D. Carlos I (em Vendas Novas) e de um fundo que deve reverter a favor de instituições portuguesas de beneficência e utilidade pública, de acordo com o disposto no Decreto-Lei n.º 23240, de 1933.
Em 1944, pelo Decreto-Lei n.º 33726, foi estabelecia a constituição da Junta da Casa de Bragança e do Conselho Administrativo, que passaram a presidir aos destinos da Fundação enquanto entidade de direito privado e exclusivamente nacional.
Em 1982, a Fundação foi considerada, por despacho do Primeiro-Ministro, como pessoa coletiva de utilidade pública. Estatuto confirmado em 2013 pelo despacho n.º 1734/2013 do Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros.

contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo


  • Arquivo Histórico da Casa de Bragança com cerca de 200 000 peças, produzidas entre o século XV e os finais do século XIX, um acervo documental de carácter administrativo.
  • Arquivo Musical, com obras de música sacra da Capela do Paço Ducal e coleção de libretos de ópera dos séculos XVIII e XIX.
  • Arquivo Fotográfico, com mais de 10 000 fotografias, desde aquelas que pertenceram a D. Carlos até às mais recentes que documentam as atividades da Fundação.
  • Biblioteca com secção de Reservados, formada pela Biblioteca de D. Manuel II e por espécies adquiridas pela Fundação, e um Fundo Geral, constituído por mais de 30 000 volumes (com especial incidência nas áreas da História e da História de Arte).
  • Hemeroteca.
  • Acervo museológico: núcleo de armaria; Tesouro; coleção de coches (depósito do Museu Nacional dos Coches); coleção de porcelana azul e branca da China de J. G. do Amaral Cabral (em depósito a longo prazo).

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Zona de acesso

horário de funcionamento

Condição de acesso e uso

Acervo arquivístico apenas consultável mediante contacto prévio por escrito.

Acessibilidade

área de serviços

serviços de pesquisa

serviços de reprodução

Áreas públicas

Zona do controlo

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISDIAH: Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico. Trad. Comitê de Boas Práticas e Normas. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009, 88 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas das descrições (criação; revisão)

2014-08-01; 2015-05-13.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Constituição e objectivos da Fundação da Casa de Bragança [em linha]. Caxias: Fundação da Casa de Bragança, 2013. [Consult. 17, dez. 2014]. Disponível em WWW: < URL: http://www.fcbraganca.pt/fundacao/constituicao.htm >.

Paço Ducal da Fundação da Casa de Bragança [em linha]. Caxias: Fundação da Casa de Bragança, 2013. [Consult. 17, dez. 2014]. Disponível em WWW: < URL: http://www.fcbraganca.pt/paco/arquivos.htm >.

Notas de manutenção

Criado por Filipa Lopes.

Pontos de acesso

Access Points

Contacto principal

Paço Ducal Terreiro do Paço - 7160-251, Vila Viçosa