Documento simples LIV1/02 - Índice dos documentos pertencentes à Casa que administra Francisco Trigoso de Aragão Morato no termo de Torres Vedras, a Quinta Nova e Carmões com suas anexas

Zona de identificação

Código de referência

PT/TT/ FSACR/LIV1/02

Título

Índice dos documentos pertencentes à Casa que administra Francisco Trigoso de Aragão Morato no termo de Torres Vedras, a Quinta Nova e Carmões com suas anexas

Data(s)

  • 1825 (Produção)

Nível de descrição

Documento simples

Dimensão e suporte

102 fl. + 38 fl. ; em suporte papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

Trigoso. Família (1824-1838) (1824-1838)

História biográfica

Nome do produtor

Morato, Francisco Manuel Trigoso de Aragão (1777-1838) (n. 1777-09-17 - m. 1838-12-11)

História biográfica

Nome do produtor

Magalhães, Mariana José de Oliveira Trigoso Pereira Homem de (1807-1834) (n. 1807-09-02 - m. 1834-09-09)

História biográfica

Nome do produtor

Nome do produtor

História custodial e arquivística

Este índice, produzido em 1825, terá passado, com os documentos do arquivo e as respetivas propriedades, para a sobrinha de Francisco Trigoso de Aragão Morato, D. Emília Augusta Trigoso de Oliveira Pereira Homem de Magalhães. A transmissão continuou, de geração em geração, pelos seus descendentes até 2007, data em que foi depositado, mediante contrato, no Arquivo Nacional da Torre do Tombo com o acervo da família.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

É o segundo índice de um conjunto de três agrupados no mesmo livro, organizados e escritos por Francisco Manuel Trigoso de Aragão Morato na Quinta da Igreja, em Loures, entre 1825 e 1826. Podemos encontrar alguns acrescentos, anotações e correções posteriores realizados pelo próprio e/ou por outra pessoa já depois da sua morte.
Apresenta mais de 475 documentos e alguns livros relativos à Quinta Nova e à Quinta de Carmões, localizadas no termo de Torres Vedras, com os anexos que integravam a Casa administrada pelo referido senhor. Estes diplomas foram produzidos, nos casos em que é indicada a data, entre 1252 e 1845.
Está dividido em sete partes.
As duas primeiras elencam os títulos das fazendas das casas que pertenciam ou haviam deixado de pertencer à Quinta Nova. Na terceira, são registados os títulos das fazendas das casas de Carmões. Seguem-se, na quarta divisão, os sumários dos diplomas relativos aos bens anexos às casas da Quinta Nova e de Carmões, subdivididos em três pontos que correspondiam a cada um dos casais (terrenos) apensos. Nestas partes, encontra-se sobretudo referência a diplomas relacionados com a aquisição, a justificação da posse e/ou a gestão desses bens desde o século XVI até ao XIX. Destaque-se que, na parte III, entre as fl. 59 e 60, foi inserido um pequeno livro, de diferente formato, com o seguinte título: “Catálogo geral de todos os documentos pertencentes à Quinta de Carmões em Torres Vedras e suas annexas os bens da Lourinha. Torres Vedras. Quinta de Carmões”. Este catálogo não terá sido redigido pelo autor do índice que, em vez de copiar todos os sumários, optou por inseri-lo naquele espaço e por realizar acrescentos, anotações e correções (que foram continuadas por outra pessoa). Não se encontra datado e inclui mais 225 sumários de diplomas relativos à Quinta de Carmões, produzidos entre 1546 e 1839, e ordenados cronologicamente pelo ano.
A quinta parte inclui os documentos pertencentes às capelas da Casa, com licenças, provisões e privilégios emanados da hierarquia eclesiástica.
Na sexta divisão, apresentam-se as escrituras relacionadas com dotes, testamentos e partilhas dos membros da família, divididas em dois maços, e uma memória feita pelo autor sobre os vínculos da Casa da Quinta Nova e de Carmões. No final da parte VI, remete-se para o Índice do Cartório da Casa de Lisboa, onde estavam mais referências a este tipo de documentação pertencente à Casa.
A sétima parte corresponde às sentenças ou processos. A esta parte foi adicionado um apêndice que cataloga documentos referentes ao reguengo de Torres Vedras.
Os sumários do índice são bastante generosos, normalmente com a indicação da data completa, e aos quais acrescem, no final, comentários do autor e pequenas anotações nas margens com palavras-chave que facilitam a identificação das localizações e dos assuntos. Estão organizados, geralmente, em cada uma das partes e “subpartes”, segundo uma ordem cronológica (embora haja algumas exceções).

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Apenas consultável com a autorização da proprietária.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

No ANTT, a cota é a seguinte: TT, Família Saldanha e Castro e Falcão Trigoso, Liv. 1 (dos índices).

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Related descriptions

Zona das notas

Nota

Nota ao elemento de informação "Código de referência": na base de dados DigitArq do ANTT, o fundo FSACR ainda não se encontra tratado; este código de referência é uma atribuição que parte da numeração apresentada no livro.


Nota

Nota ao elemento de informação "Título": no documento lê-se “Indice dos documentos pertencentes à Casa que administro no termo de Torres Vedras; a saber, Quinta Nova, e Carmôes e suas annexas. Dividido em sete partes. Organizei-o, e comecei a escreve-lo em Loures na Quinta da Igreja, no mez de Janeiro de 1825. Francisco Manoel Trigozo d’Aragão Morato".

Nota

Nota ao elemento de informação "Data(s)": este é o ano de produção indicado no início do índice. Foram, no entanto, realizados acrescentos e correções ainda em vida e após a morte do seu feitor.

Nota

Nota ao elemento de informação "Dimensão": é aqui apontado o número de fólios do índice (102 fl.), mais aqueles que contém o catálogo introduzido na parte III (38 fl.).

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação e revisão

2014-09-02; 2015-06-23.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Nota do arquivista

Criado por Filipa Lopes.

Metadados de objeto digital

Nome do ficheiro

FSACR_LIV1_02_1825-titulo.jpg

Tipo de suporte

Imagem

Mime-type

image/jpeg

Tamanho do ficheiro

1.6 MiB

Transferido

23 de junho de 2015 04:06

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Zona da incorporação