Documento simples 0001 - Inventário do General Pestana

Zona de identificação

Código de referência

PT/CNG/ ACNG/SC 04/SSC 04.02/0001

Título

Inventário do General Pestana

Data(s)

  • 1854 - 1864 (Produção)

Nível de descrição

Documento simples

Dimensão e suporte

3 liv. com 489 fl. (148+152+189); em suporte papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

Pestana, Daniel Ferreira (1824-1906) (n. 1824-10-13 - m. 1906-11-14)

História biográfica

Nome do produtor

Lemos, Veridiana Constança Leite de Sousa e (1823-1859) (n. 1823-04-15 - m. 1859-06-05)

História biográfica

Nome do produtor

Castro. Família ([13--]-1864) ([13--]-1864)

História biográfica

Nome do produtor

Castro. Família, condes de Nova Goa (1864 -1910) (1864 -1910)

História biográfica

Nome do produtor

Castro. Família (1910- ) (1910-)

História biográfica

Entidade detentora

História custodial e arquivística

O Inventário, provavelmente produzido entre 1854 e 1864, manteve-se junto dos documentos do Arquivo, sendo transmitido de geração em geração, chegando até ao atual detentor: Luís Eduardo Mendia de Castro.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Pouco se sabe sobre a elaboração do Inventário do Arquivo da Família Castro (depois Castro-Nova Goa).
A sua produção situa-se na segunda metade do século XIX, aproximadamente entre 1854 e 1864, e é atribuída a Daniel Ferreira Pestana. Terá sido o resultado da (re)organização do Arquivo, a qual constituiu um esforço de reagrupar e recuperar a documentação, não só tendo em vista a preservação da memória mas também, e principalmente, encontrar justificação para o direito de posse a determinada propriedade (refira-se que, nessa altura, surgiram várias medidas com vista à extinção dos morgados e capelas, com destaque para a Lei do Registo Vincular datada de 1860 e para a extinção definitiva em 1863).
Constituído por três livros, faz o levantamento e sumário da documentação produzida e recebida pela família desde o século XIV até à data da sua realização. Em termos físicos, o inventário corresponde a cerca de 63 pastas de documentos, que são recuperáveis, na sua maioria, através da cota atribuída (número da pasta e documento).
Cada volume tem um cabeçalho comum: Data dos documentos; Número dos documentos; Objeto de que tratam (título e resumo); Número da pasta em que estão guardados. Os resumos são breves e indicam, essencialmente, a tipologia do documento, os intervenientes e o assunto tratado.
Embora não esteja titulado (no todo ou em cada um dos volumes), apresenta uma certa lógica de organização:
Livro 1 – Contém os documentos relativos a propriedades avulsas; sentenças de justificação (1686 a 1857); testamentos; certidões de batismo e óbito; procurações; documentos pertencentes a António de Abreu (estão aqui contemplados dois António, avô e neto); documentos de Pedro Álvares de Abreu; documentos dos Sequeiras (Luís Pereira de Sequeira, Rui Fernandes de Sequeira, António Pereira de Sequeira e Luís António Pereira de Sequeira); documentos pertencentes a D. António de Castro; Francisco de Mello e Castro; D. Lopo José de Almeida (estão aqui contemplados dois Lopo, avô e neto); D. Luís Caetano de Almeida; D. Rodrigo de Castro; D. Francisco Xavier de Castro; D. José Maria de Castro e Almeida Sequeira e Abreu; procuradores (vários); objetos avulsos; documentos do Conde de Nova Goa, D. Luís Caetano de Castro, e seus irmãos.
Livro 2 – Contém todos os documentos relativos ao vínculo dos Pimentéis (Torres Novas, Golegã e Santarém): instituição e outros papéis; tombos; encargos pios; objetos avulsos; arrendamento das propriedades; prazos avulsos.
Livro 3 – Contém documentos a respeito dos restantes vínculos na posse da família (Sequeiras; Abreus; Mello e Castro; Mestre João das Leis; Isabel de Góis; Catarina Dias Ravasco; e outros vínculos avulsos – Capelas de Baltazar da Silva, Constança Eanes Palhavã, Brites de Almeida e Mestre Escola João Carneiro, Brites de Sequeira, D. Filipa da Silva, Rui Gomes Baracho, Violante Pereira; e Morgados de João de Brito Almeida e Mariana Coutinho, D. Luís Caetano de Almeida).
No final de cada volume existe um índice remissivo alfabético que pretende ser temático, antroponímico e toponímico. O índice remete para o número do fólio onde o documento está descrito.
De referir que a família procurou dar continuidade ao inventário, estando nele registados documentos até 1898.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Cada volume organiza os documentos por tipologia ou em função de realidades institucionais com componente territorial. Segue, depois, uma ordem cronológica.

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

Livro 1; Livro 2; Livro 3

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Com o mesmo contexto de produção do Inventário existe um quarto volume cuja elaboração é atribuída a Daniel Ferreira Pestana. Esse volume apresenta, em quadro, informações relativas à situação administrativa do Vínculo dos Pimentéis (prazos em Torres Novas), em meados da década de 1860.

Related descriptions

Zona das notas

Nota

Nota ao elemento de informação "Código de Referência": Por ser um arquivo privado com tratamento ainda incipiente, não existem identificadores definidos. Optou-se, assim, por colocar o código 0001.

Nota

Nota ao elemento de informação "Título": Não existe, em qualquer parte do documento, um título dado pelo produtor. Optou-se pela designação "Inventário do General Pestana" por ser assim denominado habitualmente.

Nota

Nota ao elemento de informação "Data": à semelhança do que acontece com o título, não existe em qualquer lugar do documento referência a datas de produção. As datas extremas apontadas foram inferidas, tendo por base duas datas relevante: entrada de Daniel Ferreira Pestana na família (por casamento com D. Veridiana em maio de 1854 e tratamento de assuntos em seu nome a partir outubro desse ano); casamento de D. Luís Caetano de Castro e obtenção do título de Conde de Nova Goa em junho de 1864, o que terá feito com que Daniel Pestana abandonasse o cargo de seu tutor. Num contexto mais amplo, apontam-se vários acontecimentos que ajudam a definir o período de realização do Inventário: Lei do Registo Vincular; regresso dos Castros a Portugal, ao fim de 300 anos; segundo casamento de Daniel Ferreira Pestana, logo em 1868 (em que já não estaria junto da família).

Nota

Nota ao elemento de informação "Nome do produtor": embora não exista qualquer referência no Inventário à sua autoria, dois factores ajudam a justificar esta atribuição: tradição oral; Daniel Ferreira Pestana como tutor e cabeça de casal no período indicado.

Nota

Nota ao elemento de informação "Cota": não existe um identificador original. A designação de livros 1, 2 e 3 dada a cada volume do Inventário corresponde à designação convencional.

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação e revisão

2014-12-20; 2015-06-24.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

MARQUES, Patrícia Cardoso - O Arquivo Castro/Nova Goa: construção de catálogo. A aplicação do modelo sistémico. Lisboa: [s.n.], 2013, p. 41-49. Dissertação de mestrado.

Nota do arquivista

Criado por Patrícia Marques.

Metadados de objeto digital

Nome do ficheiro

Invent__rio_do_General_Pestana__liv_1_p._28.jpg

Tipo de suporte

Imagem

Mime-type

image/jpeg

Tamanho do ficheiro

2.2 MiB

Transferido

9 de outubro de 2018 09:09

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Zona da incorporação