Documento simples 1409 - Inventário dos documentos do cartório de Ponte de Lima

PT/TT/ VNC/A/1409

Inventário dos documentos do cartório de Ponte de Lima

• 1675-11-22 – 1677-04-30 (Produção)

1 liv. com 38 fl.; em suporte papel.

Nogueira, Diogo de Lima Brito ([?]-[1685?]) (n. [?] - m. [1685?])

A elaboração deste inventário iniciou-se a 22 de novembro de 1675, nos paços do Visconde de Vila Nova da Cerveira, em Ponte de Lima. O contexto é o da passagem do cargo de cobrador das rendas do Visconde é transferido por este para um certo António Moreira, cessando funções o Padre Manuel da Guia. O novo funcionário solicita, em nome do Visconde, um inventário formal dos documentos entregues, que é feito por um escrivão local. A 22 de Novembro de 1675 principia a inventariação, nos paços do visconde, para só terminar c. ano e meio depois, em Abril de 1677. Não temos dados sobre a história subsequente do documento, nem sabemos como terá vindo parar a Lisboa e sido integrado na restante documentação.

O inventário reporta-se a um cartório considerável ( dezanove maços gerais, dez maços de “documentos relativos às igrejas”, um “maço de papéis extraordinários, que importam” e uma lista de bens móveis; os maços têm em média vinte documentos), que inventaria por maços, sumariando os documentos dentro de cada um, de forma sucinta e sem indicação de data. A lógica subjacente parece ser meramente territorial, nos dezanove maços e no “extraordinário”, que não se diferencia dos outros em termos de conteúdos mas sim em número de documentos, incluindo outros maços mais pequenos, dando ideia que resultará de uma última arrumação do arquivo. A única separação clara que existe diz respeito aos documentos relativos a padroados, apresentações, etc., das igrejas de que os Viscondes eram padroeiros. Também de relevar é que o inventário pode ter sido feito, pelo menos em parte, sobre listas feitas por um dos Viscondes. No inventário do maço 13 encontra-se esta referência: “auto da provisão por que meu pai tomou posse do viscondado por morte de meu avo, o visconde D. Francisco, em papel”. Se o grau de parentesco for exacto, a indicação terá sido feita por D. Lourenço de Lima e Brito Nogueira. O livro tem no final “inventários dos papeis do Cartorio”, e no mesmo maço se encontram “sinco memorias de papeis do Cartorio”. A lista de bens móveis, por fim, proporciona-nos mais uma importante informação: a da existência de “um escriptorio, em que esta fechado o Cartorio”. O índice contém evidências de uso continuado, pelo menos até 1689: arrumação de documentos em maços pelo cartorário e retirada de documentos pelo “Visconde”, que os leva para Lisboa, ficando de tal memória e “relação do que foi levado”.

Na base de dados DigitArq do ANTT, encontra-se disponível em versão digital (código de referência: PT/TT/VNC/A/1409).

Na posse do proprietário da documentação.

Um documento, referido na base de dados DigitArq do ANTT com o código de referência PT/TT/VNC/A/1436, contém informação relativa aos maços 10 e 11 que poderá ter sido extraviada deste Inventário.

Nota ao elemento de informação "Data(s)": a produção da primeira parte do inventário terá terminado em abril de 1677, mas realizaram-se modificações, pelo menos, até 1689. Foram, ainda, incluídos documentos no início que precedem o inicío da sua feitura.

Nota ao elemento de informação "Nível de descrição": o inventário resultou de procedimentos administrativos e legais, a documentação relativa vem no início.

2014-08-11; 2015-07-01.

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - DigitArq [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . [Consult. 7, ag. 2014]. Fundo VNC - Viscondes de Vila Nova da Cerveira e Marqueses de Ponte de Lima. Disponível em WWW: < URL: http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4343878 >.

ROSA, Maria de Lurdes – “Os espelhos e os seus outros lados. Inventários e gestão da informação documental do Viscondado de Vila Nova de Cerveira / Marquesado de Ponte de Lima e família Brito-Nogueira, séculos XV-XIX”. In ROSA, Maria de Lurdes (ed.) - Arquivos de Família, séculos XIII-XX: que presente, que futuro? Lisboa: IEM, CHAM, Caminhos Romanos, 2012, p. 589-590.

Criado por Maria de Lurdes Rosa.

Invent__rio_dos_documentos_do_cart__rio_de_Ponte_de_Lima.jpg

image/jpeg