Nogueira, Diogo de Lima Brito ([?]-[1685?])

Tipo de entidade

Pessoa

Forma autorizada do nome

Nogueira, Diogo de Lima Brito ([?]-[1685?])

Forma(s) paralela(s) de nome

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

• 7.º Visconde de Vila Nova de Cerveira

identificadores para entidades coletivas

Zona da descrição

Datas de existência

n. [?] - m. [1685?]

locais

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas / Dados biográficos e genealógicos

Sétimo visconde, foi um dos vários filhos do 6.º visconde de Vila Nova de Cerveira e de sua mulher, e inicialmente seguiu a carreira eclesiástica. A primeira data segura a ele relativa é a da posse do lugar de colegial do Real Colégio de S. Paulo da U. de Coimbra, em 1632. Aí se doutorou em Teologia. No contexto da Restauração, abraçou a carreira das armas e seguiu D. João IV, como governador das armas da Província do Minho. Desempenharia mais tarde o cargo de Presidente da Junta do Comércio. Veio a suceder no título por renúncia do seu Pai, tendo recebido carta a 26 de Setembro de 1646. Casou antes de 1642 com Joana de Vasconcelos, condessa viúva de Armamar, e herdeira da Casa do seu pai, na qual se contavam os morgadios de Mafra e Soalhães. Joana de Noronha já havia falecido em 1653 e o visconde terá morrido em 1685 ou 1886. Tiveram vários filhos, sendo que os dois primeiros usaram o título em vida do Pai, tendo porém morrido sucessivamente e sem descendência, antes dele (Manuel, 8º visconde; Lourenço, 9º visconde). Sucedeu efectivamente o terceiro filho, João Fernandes de Lima e Vasconcelos Brito Nogueira.
A sucessão de Diogo no viscondado, bem como a posse da Casa, teve que ser consolidada nas décadas seguintes ao alcance do título, devido à existência de irmãos mais velhos, ou seus descendentes, que não haviam sucedido por terem permanecido fiéis a Espanha. O acervo conserva muita documentação sobre o assunto (maioritariamente na “Secção N” da organização dada na TT).
O visconde manteve ainda duas outras contendas, documentadas no acervo: com o marida da sobrinha herdeira do irmão mais velho, relativamente à inclusão no dote desta de dois morgadios da Casa, Gaião e Sto. Estêvão de Beja (Secções O e P); com os pretendentes à herança do sogro (Secções E, F, K, M).

contexto geral

Zona das relações

Entidade relacionada

Lima Brito Nogueira. Família, viscondes de Vila Nova de Cerveira (1579-1790) (1579-1790)

Identificador da entidade relacionada

Categoria da relação

família

Datas da relação

[?]-[c.1685]

Descrição da relação

Diogo de Lima e Brito Nogueira foi o 7.º visconde.

Entidade relacionada

Vasconcelos, Joana de (1642-1553) (n. 1642- m. 1553)

Identificador da entidade relacionada

Categoria da relação

família

Datas da relação

Descrição da relação

Diogo de Lima e Brito Nogueira era marido de Joana de Vasconcelos

Zona do controlo

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAAR(CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2004, 79 p.

Preliminar

Parcial

Datas das descrições (criação; revisão)

11-01-2015

António Caetano de Sousa - História genealógica da Casa Real Portuguesa, vol. 1 de Provas, p. LXXI e vol. 12, p. 1, p. 67, ed. M. Lopes de Almeida e C. Pegado, Coimbra, Atlântida Ed., 1953 (para as datas de morte (com discrepâncias entre 1685 e 1686 nos dois locais indicados) e carreira).
ROSA, Maria de Lurdes – “Os espelhos e os seus outros lados. Inventários e gestão da informação documental do Viscondado de Vila Nova de Cerveira / Marquesado de Ponte de Lima e família Brito-Nogueira, séculos XV-XIX”. In ROSA, Maria de Lurdes (ed.) - Arquivos de Família, séculos XIII-XX: que presente, que futuro? Lisboa: IEM, CHAM, Caminhos Romanos, 2012, p. 571-596;
Anselmo Brancaamp Freire, Brasões da Sala de Sintra, vol. III, p. 92 Lisboa: IN-CM, 1996;
Oliveira, Ana Lúcia de - Cartas de amor: correspondência de D. Joana de Vasconcellos e Meneses para seu marido D. Diogo de Lima, 1642-1644. Porto : Tese mestr. História da Cultura Portuguesa - Época Moderna, Univ. Porto, 1997
Para a data do casamento: contrato de dote em PT/VNC/M/3219; para a data de morte da viscondessa: testamento em PT/VNC/N/2207

Notas de manutenção

Criado por Maria de Lurdes Rosa.