Documento simples 0002 - Tombo em que se contem todas as propriedades, rendas, foros, privilégios, bulas e alvarás dos morgados de Santa Ana e de São Lourenço de Lisboa, Gaião e Santo Estêvão de Beja

Zona de identificação

Código de referência

PT/TT/ VNC/A/0002

Título

Tombo em que se contem todas as propriedades, rendas, foros, privilégios, bulas e alvarás dos morgados de Santa Ana e de São Lourenço de Lisboa, Gaião e Santo Estêvão de Beja

Data(s)

  • [c.1570]-1646 (Produção)

Nível de descrição

Documento simples

Dimensão e suporte

Disponível apenas em CD, na área de referência do ANTT.

Zona do contexto

Nome do produtor

Lima, Inês de (1578-1579) (n. 1578 - m. 1579)

História biográfica

Nome do produtor

Nogueira, Luís de Brito (flor. 1578-1591) (flor. 1578-1591)

História biográfica

Nome do produtor

Lima Brito Nogueira. Família ([c.1575]-[c.1591]) ([c.1575]-[c.1591])

História biográfica

Nome do produtor

Nome do produtor

Távora, Luísa de ([c.1586]-[c.1615]) (n. [c.1586] - m. [c.1615])

História biográfica

Nome do produtor

Nogueira, Lourenço de Lima e Brito ([c.1578]-[c.1646]) (n. [c.1578]- m. [c.1646])

História biográfica

Nome do produtor

Vasconcelos, Joana de (1642-1553) (n. 1642- m. 1553)

História biográfica

Nome do produtor

Nogueira, Diogo de Lima Brito ([?]-[1685?]) (n. [?] - m. [1685?])

História biográfica

História custodial e arquivística

O "tombo" foi elaborado, ao que tudo indica, para facilitar a recuperação dos documentos, subordinando-os à organização territorial. Não estando datado, é incerto avançar com dados sobre a sua génese, e faltam também indícios sobre o percurso posterior. Tem inúmeras marcas de uso, a mais importante das quais será a retirada de páginas do livro, na parte que elencava os documentos do morgadio de Beja, levados, com este, como dote de casamento de Madalena de Bourbon com o Conde dos Arcos, em 1646. São muitos os documentos do acervo que fazem referência a este índice, como se pode verificar pelas descrições existentes no Digitarq. Terá permanecido no Palácio da Rosa até à venda deste, em 1970.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documentação relativa aos morgadios vindos da família Brito Nogueira. Não contém informação diferente do "Catálogo" de c. 1542, , tratando-se de uma inserção deste num molde que corresponde à integração das propriedades no sistema Viscondes de Vila Nova de Cerveira. Os sumários são dispostos segundo uma organização muito diversa que tinham naquele catálogo. Embora esteja subjacente uma organização territorial clara e sequencial (ausente no documento anterior), dentro dela seguem-se os “morgadios da Casa”, que na explicação do “alfabeto” final são três – Santa Ana e S. Lourenço em Lisboa, Gaião e Beja. As epígrafes do interior do inventário são mais complexas, pois o território de Lisboa está subdividido em todos os vínculos agregados à família Nogueira e Brito-Nogueira, que constituíam o complexo “universo vincular” que servia de base, em boa parte, ao funcionamento conjunto dos vários ramos da linhagem descendente do enlance Brito-Nogueira, como já antes servira no caso dos Nogueiras (e muito provavelmente serviria também no dos Britos).

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

Na base de dados DigitArq do ANTT existe uma breve descrição mas o documento encontra-se disponível apenas em CD, a solicitar na área de referência do ANTT (código de referência: PT/TT/VNC/A/0002).

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Na posse do proprietário da documentação.

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Related descriptions

Zona das notas

Nota

Nota ao elemento "Datas": terá sido elaborado nas décadas entre o casamento de Inês de Lima e Luís de Brito Nogueira (pela década de 70 do século XVI) e a saída do morgadio de Sto. Estêvão de Beja num dote de casamento feminino da Casa, em 1646.

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação e revisão

2014-10-28; 2015-07-01.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - DigitArq [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . [Consult. 28, out. 2014]. Fundo VNC - Viscondes de Vila Nova da Cerveira e Marqueses de Ponte de Lima. Disponível em WWW: http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4343881>.

ROSA, Maria de Lurdes Rosa – “Os espelhos e os seus outros lados. Inventários e gestão da informação documental do Viscondado de Vila Nova de Cerveira / Marquesado de Ponte de Lima e família Brito-Nogueira, séculos XV-XIX”. In ROSA, Maria de Lurdes (ed.) - Arquivos de Família, séculos XIII-XX: que presente, que futuro? Lisboa: IEM, CHAM, Caminhos Romanos, 2012, p. 571-596. (Retiramos daqui informação sobre datação, história e organização interna.)

Nota do arquivista

Criado por Maria de Lurdes Rosa.

Metadados de objeto digital

Nome do ficheiro

MLR_VCN.pdf

Tipo de suporte

Texto

Mime-type

application/pdf

Tamanho do ficheiro

6.7 MiB

Transferido

30 de outubro de 2018 09:38

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Zona da incorporação