Documento simples 0209 - Relação dos papéis do arquivo de D. Tomás de Lima

Zona de identificação

Código de referência

PT/TT/ VNC/A/0209

Título

Relação dos papéis do arquivo de D. Tomás de Lima

Data(s)

  • [c.1694- 1755] (Produção)

Nível de descrição

Documento simples

Dimensão e suporte

168 fl. (95 fl. + 73 fl.) ; em suporte papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

Hohenloe, Mariana Teresa de (1674-1720) (n. 1674 - m. 1720)

História biográfica

Nome do produtor

Nome do produtor

Lima, Tomás de ([1674?]-1755) (n. [1674?] - m. 1755)

História biográfica

História custodial e arquivística

A elaboração da "Relação" ocorreu durante o viscondado de Tomás de Lima (1694-1711), época que parece ter sido um momento de acalmia em relação a contendas de sucessão e heranças decorrentes da Restauração de 1640. O visconde anterior mandara fazer, em 1693, um amplo cadastro das propriedades, rendas e foros, intitulado “Livro que contém o rendimento das minhas casas e morgados a elas anexos”. Funcionava com livro de contas e instrumento de recuperação dos fundamentos documentais da posse e da gestão dos bens, remetendo, a este nível, para um tríplice conjunto de repositórios de informação - os maços de documentos, um “tombo” e livros de notas. Tomás de Lima tem apenas uma filha, já casada à data da elaboração da "Relação", e a sucessão resulta numa quebra de varonia. É possível que a redacção de um documento histórico-genealógico tivesse a ver com este contexto e com o facto de o cartório estar já relativamente bem organizado. Sobre a história posterior do documento, nada foi possível apurar até agora, embora a parcelarização e a existência de várias cópias parciais e truncadas, apontem para uma história custodial atribulada.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Documento híbrido, formado por listas de documentos do cartório, trechos de genealogia e de história das várias linhagens, e elenco de documentos existentes no Arquivo Real relativos à família. Principia com um "prólogo", em que se declara a preocupação concreta de recuperar a informação respeitante aos morgadios da Casa. No entanto, os resumos, a partir dos maços 2 e 3, contêm abundantes notícias genealógicas, apontamentos de caráter histórico e cópias de documentos relativos aos Britos e aos Lima. Não sabemos se efectivamente correspondeu à anunciada reorganização do Cartório, com verificação/ sumariação de documentos . Se a empreitada não chegou a ocorrer, o documento seguramente corresponde à existência – criação? - de um tipo de narrativa a partir do arquivo que passa à organização da informação da genealogia e dos morgadios detidos, mas principia pela identificação dos documentos que sustentam aquela. O documento trata dos mçs. 1 a 3 e é continuado pelo doc. 10 da mesma caixa, que trata dos mçs. 4 e 5. O doc. 11 da mesma caixa será uma versão limpa do doc. 9; nos docs. 12 e 13 da mesma caixa estão outros inventários da mesma empreitada, que se sobrepõem parcialmente aos primeiros. A junção dos vários documentos só será possível após uma investigação aprofundada.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

Na base de dados DigitArq do ANTT, as referidas partes da Relação encontram-se disponíveis em versão digital (códigos de referência: PT/TT/VNC/A/209 e PT/TT/VNC/A/210).

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Na posse do proprietário da documentação.

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Outros documentos disponíveis em versão digital no ANTT, e que estavam na mesma caixa (cx. 2) quando o arquivo aí se encontrava depositado, estão associados a este inventário. Contudo, apenas uma investigação muito aprofundada permitiria um eventual deslinde destas ligações. Cf. os seguintes códigos de referência:

  • PT/TT/VNC/A/208;
  • PT/TT/VNC/A/211;
  • PT/TT/VNC/A/212;
  • PT/TT/VNC/A/213.

Related descriptions

Zona das notas

Nota

Nota ao elemento de informação "Código de referência": utilizámos o mesmo código de referência da primeira parte do documento (PT/TT/VNC/A/209). No entanto, destacamos que o documento disponível na base de dados DigitArq com o código de referência PT/TT/VNC/A/210 é uma continuação.

Nota

Nota ao elemento de informação "Título": no documento lê-se "Relação de todos os papéis, instituições, mercês e títulos de fazendas e outras mais notícias que se acham no arquivo do excelentíssimo senhor D. Tomás de Lima, Visconde de Vila Nova de Cerveira".

Nota

Nota ao elemento de informação "Data(s)": o documento não está datado, mas refere-se nas últimas folhas que o Visconde tem uma única filha, assim como o casamento desta com Tomás da Silva Teles. Indicações que nos fazem situar a produção deste documento durante o governo do 11.º Visconde de Vila Nova de Cerveira.

Nota

Nota ao elemento de informação "Dimensão": apresentamos o n.º de fl. de cada uma das partes.

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação e revisão

2014-08-07; 2015-07-01.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - DigitArq [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . [Consult. 7, ag. 2014]. Fundo VNC - Viscondes de Vila Nova da Cerveira e Marqueses de Ponte de Lima. Disponível em WWW: < URL: http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4343878 >.

ROSA, Maria de Lurdes – “Os espelhos e os seus outros lados. Inventários e gestão da informação documental do Viscondado de Vila Nova de Cerveira / Marquesado de Ponte de Lima e família Brito-Nogueira, séculos XV-XIX”. In ROSA, Maria de Lurdes (ed.) - Arquivos de Família, séculos XIII-XX: que presente, que futuro? Lisboa: IEM, CHAM, Caminhos Romanos, 2012, p. 585-587.

Nota do arquivista

Criado por Maria de Lurdes Rosa.

Metadados de objeto digital

Nome do ficheiro

Rela____o_dos_pap__is_do_arquivo_de_D._Tom__s_de_Lima__fl.1r.jpg

Tipo de suporte

Imagem

Mime-type

image/jpeg

Tamanho do ficheiro

2.6 MiB

Transferido

23 de junho de 2015 07:09

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Zona da incorporação