Biblioteca Pública de Évora

Zona de identificação

Identificador

PT/BPE/

Forma autorizada do nome

Biblioteca Pública de Évora

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

Tipo

Zona de contato

Tipo

Endereço

Endereço

Largo Conde de Vila Flor
7000-804 Évora
Portugal

Localidade

Região

Nome do país

Código Postal

Telefone

Fax

Email

Nota

Zona da descrição

História

Foi fundada em 1805 pelo arcebispo Frei Manuel do Cenáculo Villas Boas, um clérigo poderoso e vulto de relevo do Iluminismo português. A sua organização foi morosa. A invasão e o saque dos franceses em 1808 atrasaram o processo e levaram à perda de parte do espólio. Terminadas as invasões, o projeto foi retomado e saíram os estatutos a 21 de setembro de 1811, consagrando-se a doação perpétua da biblioteca à Igreja Metropolitana de Évora, com a obrigação de se conservar pública.
Após a morte de Frei Manuel do Cenáculo, em 1814, e no período da restauração do absolutismo, a biblioteca passou por grandes dificuldades. Após a implantação definitiva do liberalismo e com a Biblioteca já na esfera pública, entrou-se num período de maior acalmia, passando os ordenados dos funcionários a ser pagos, em 1835, pelo Tesouro Público e, em 1838, foi nomeado o seu primeiro bibliotecário civil.
Em 2007, a Biblioteca passou a integrar, organicamente, a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas. Em 2012, a Direção-Geral do Livro e das Bibliotecas foi fundida com a Direção-Geral dos Arquivos, dando origem à Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas.

contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

O seu espólio inclui 664 incunábulos e 6445 livros impressos do século XVI, assim como vários núcleos de documentos manuscritos, de cartografia, música impressa e mais de 20000 títulos de publicações periódicas.
O acervo da biblioteca corrente está em permanente atualização, possuindo, de momento, mais de 612 mil volumes.
[Este texto segue a descrição disponível no sítio Web da BPE, citado em "Fontes"]

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Zona de acesso

horário de funcionamento

Condição de acesso e uso

O acervo pode ser consultado na Biblioteca, mediante requisição.

Acessibilidade

área de serviços

serviços de pesquisa

serviços de reprodução

Áreas públicas

Zona do controlo

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISDIAH: Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico. Trad. Comitê de Boas Práticas e Normas. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009, 88 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas das descrições (criação; revisão)

2014-08-01; 2015-05-13.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

História intitucional [Em linha]. Lisboa: DGLAB, 2014. [Consult. 17, dez. 2014]. Disponível em WWW: < URL: http://dglab.gov.pt/dglab-2/historia-institucional/ > e < URL: http://dglab.gov.pt/dglab-2/historia-institucional/cont/ >.

Sobre a BPE [Em linha]. Évora: Biblioteca Pública de Évora / Câmara Municipal de Évora, 2003. [Consult. 17, dez. 2014]. Disponível em WWW: < URL: http://www.evora.net/bpe/sobre_bpe.htm >.

VAZ, Francisco António Lourenço – “A fundação da Biblioteca Pública de Évora”. In SIMPÓSIO, Évora, 2005 – Frei Manuel do Cenáculo Construtor de Bibliotecas [em linha]. [Consult. 17, dez. 2014]. Versão pdf. Disponível em WWW: < URL: http://www.evora.net/bpe/2005Bicentenario/dias/01_Mar05/Simposio/FVaz.pdf >.

Notas de manutenção

Criado por Filipa Lopes.

Pontos de acesso

Access Points

Contacto principal

Largo Conde de Vila Flor 7000-804 Évora Portugal