Documento simples 20 - Tombo de Escrituras de Pero Anes do Canto

Zona de identificação

Código de referência

PT/BPARPD/ COL/CEC/ACC/20

Título

Tombo de Escrituras de Pero Anes do Canto

Data(s)

  • 1515 (Produção)

Nível de descrição

Documento simples

Dimensão e suporte

1 liv. com 85 fl.; em suporte papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

Canto, Ernesto do (1831-1900) (n. 1831-12-12 - m. 1900-08-21)

História biográfica

Nome do produtor

Canto. Família ([14--?]-1890) ([14--?]-1890)

História biográfica

Nome do produtor

Canto, Pero Anes do (1473-1556) (n. 1473 - m. 1556)

História biográfica

História custodial e arquivística

Este tombo e outros documentos do acervo da família foram salvos de uma queimada por Eduardo Abreu, que depois os ofereceu a Ernesto do Canto em 1893. A coleção deste último foi deixada à Biblioteca Pública de Ponta Delgada.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Elaborado por Pero Anes do Canto, apresenta a transcrição integral de cerca de 80 registos e escrituras, originalmente produzidos entre 1482 e 1515. Integra, assim, os primeiros diplomas relativos às propriedades imobiliárias, rústicas e urbanas, situadas nas ilhas açorianas, que passaram a pertencer à Casa do Canto. Compreende diversas tipologias, nomeadamente escrituras de venda, cartas de sesmaria, confirmações e registos de doação, autos de posse, cartas de mercês e isenções, cópias de capítulos e regimentos sobre o dar das terras, sentenças, um acordo, um contrato de parceria, uma doação, um dote de casamento, um trepasse, um escambo, um inventário de bens e diversos apontamentos e considerações do próprio Pero Anes.
Numa primeira parte, a organização interna destes materiais está subordinada essencialmente a critérios geográficos, surgindo primeiramente os relativos a propriedades na ilha Terceira, seguindo-se os que dizem respeito às propriedades de S. Jorge, às do Faial e às do Pico. Sem grandes preocupações com a disposição cronológica, os documentos são organizados sob a forma de autênticos processos de aquisição e posse das propriedades: o primeiro ato de aquisição ou posse, seguido de toda a documentação existente e/ou conhecida sobre esse bem. A partir do fl. 71 (doc. 67), altera-se o formato: vêm apontamentos do próprio autor relativos à contenda com o capitão Vasco Anes Corte Real, sucedendo-se uma recolha de capítulos, cartas régias de mercês e confirmações de propriedades, que poderiam servir para sustentar a sua posição. Por fim, apresenta um inventário de gado e de outros bens e um escambo.
Ao longo do Tombo, verificam-se sinais de uso: anotações e correções feitas pelo próprio autor ou por outros depois dele. A simplicidade do códice é também testemunho do seu caráter pragmático, constituindo-se como um instrumento para a salvaguarda dos bens da Casa. [Nesta descrição seguem-se os estudos de Rute Dias Gregório citados em “Fontes”.]

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

Características físicas e requisitos técnicos

O primeiro e último fólios encontram-se muito degradados.

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Related descriptions

Nota de publicação

GREGÓRIO, Rute Dias – “O Tombo de Pero Anes do Canto (1482-1515)”. Boletim Instituto Histórico da Ilha Terceira, n.º 60 (2002), p. 9-240 (a edição crítica está em p. 43-188).

Zona das notas

Nota

Nota ao elemento de informação "Código de referência": a primeira parte do código de referência (PT/BPARPD/ COL/CEC) corresponde à que se encontra no Catálogo dos Arquivos Regionais, que está disponível em linha. Os restantes elementos do código de referência (ACC/20) são uma atribuição, tendo-se partindo das informações fornecidas por Rute Dias Gregório (cf. “Fontes”), uma vez que no referido Catálogo não foi ainda integrada esta unidade de descrição.

Nota

Nota ao elemento de informação "Título": aquele que lhe atribuiu o autor encontra-se truncado e incompleto: "jm[uen]tayro das scripturas da [...] nas jlhas dos açores arreladas [...] a [...] per mjm pero annes do ca[nto] no mes de Janeiro da era de m[ill] [...]”. No primeiro fólio, encontramos outras identificações do códice feitas em diferentes épocas.

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Ponto de acesso - nome

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação e revisão

2014-08-26; 2015-05-18.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

GREGÓRIO, Rute Dias – “O Arquivo dos Canto e Castro: documentos, informação e história de uma família açoriana dos séculos XVI a XIX”. In ROSA, Maria de Lurdes (ed.) - Arquivos de Família, séculos XIII-XX: que presente, que futuro? Lisboa: IEM, CHAM, Caminhos Romanos, 2012, p. 371-372.

GREGÓRIO, Rute Dias – “O Tombo de Pero Anes do Canto (1482-1515)”. Boletim Instituto Histórico da Ilha Terceira, n.º 60 (2002), p. 19-41.

Nota do arquivista

Criado por Filipa Lopes.

Metadados de objeto digital

Nome do ficheiro

ACC_20_fl.1.jpg

Tipo de suporte

Imagem

Mime-type

image/jpeg

Tamanho do ficheiro

1.8 MiB

Transferido

18 de junho de 2015 10:15

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Zona da incorporação

Related subjects

Pessoas e outras entidades relacionadas

Related places