Família Melo (de Serpa)

Zona de identificação

Identificador

PT/FM/

Forma autorizada do nome

Família Melo (de Serpa)

Forma(s) paralela(s) de nome

Outra(s) forma(s) do nome

  • Família Mello
  • Família Mello (de Serpa)

Tipo

  • Privado

Zona de contato

 

Matilde de Mello Gago da Silva

Tipo

Endereço

Endereço

Palácio de Ficalho, Serpa

Localidade

Região

Nome do país

Código Postal

Telefone

Fax

URL

Nota

Zona da descrição

História

A família Melo está ligada a Serpa, de forma contínua e ininterrupta, desde o reinado de D. Duarte. No século XV, João de Melo, alcaide-mor de Serpa, já era senhor de “quinta” de Ficalho. Na posse dessa propriedade e do morgado de Serpa instituído, em 1556, pela sua neta, D. Guiomar de Melo, vieram a suceder os senhores, os condes e os marqueses de Ficalho.
Foi no século XVII que um dos sucessores da Casa, Pedro de Melo, que foi governador do Rio de Janeiro, procedeu à remodelação das instalações do Castelo Velho e as transformou no Palácio Ficalho (Serpa). Pelo segundo casamento do seu filho, Francisco de Melo, com D. Violante de Portugal passou a pertencer à Casa o Palácio dos Caetanos, que se tornou na residência da família em Lisboa.
No século XIX, a 1.ª marquesa de Ficalho e, posteriormente, 1.ª duquesa do mesmo título, D. Eugénia Maurícia Tomásia de Almeida Portugal foi a responsável pela gestão da Casa e por uma primeira grande reorganização e arrumação do cartório durante a menoridade do seu filho, António José de Melo (1806-1893).
O trisneto do referido António José de Melo, António Martim de Melo (1916-1990), que sucedeu na Casa e foi marquês de Ficalho, mandou restaurar o Palácio de Serpa, onde (re)instalou o arquivo, tendo a sua esposa, D. Maria das Dores de Eça de Queiroz (1918-2004), sido a responsável pela segunda grande organização do cartório. Os atuais representantes da família e proprietários do arquivo são a filha, Matilde de Mello Gago da Silva, e os netos, António Martim Castelo Branco de Mello e Tomás Castelo Branco de Mello, filhos de Francisco de Mello.

contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

Prédios

Acervo

Arquivo de família com c. de 500 cm de prateleira, 38 cx., c. de 30 liv., 2 tombos e manuscritos avulsos. Agrupa documentação sobretudo relacionada com a gestão da Casa Ficalho e de outras Casas que a vieram entroncar; e documentos, de carácter pessoal ou oficial, produzidos pelos membros da família, desde o século XVI até ao século XX. Existe ainda documentação iconográfica (pinturas e fotografias).

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

Zona de acesso

horário de funcionamento

Condição de acesso e uso

Acervo apenas consultável mediante contacto prévio.

Acessibilidade

área de serviços

serviços de pesquisa

serviços de reprodução

Áreas públicas

Zona do controlo

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISDIAH: Norma Internacional para Descrição de Instituições com Acervo Arquivístico. Trad. Comitê de Boas Práticas e Normas. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2009, 88 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas das descrições (criação; revisão)

2014-11-04; 2015-05-14.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

Geneall [Em linha]. Lisboa, 2014 . [Consult. 17, dez. 2014]. António Martim de Melo, 4.º marquês de Ficalho. Disponível em WWW: < URL: http://geneall.net/pt/nome/6833/antonio-martim-de-melo-4-marques-de-ficalho/ >.

Geneall [Em linha]. Lisboa, 2014 . [Consult. 17, dez. 2014]. António José de Melo Breyner Teles da Silva, 2.º marquês de Ficalho. Disponível em WWW: < URL: http://geneall.net/pt/nome/19455/antonio-jose-de-melo-breyner-teles-da-silva-2-marques-de-ficalho/ >.

SILVA, Matilde de Mello Gago da e ASSIS, António Maria de – “O Arquivo Ficalho – a sua história e perspectivas de futuro”. In ROSA, Maria de Lurdes (ed.) – Arquivos de Família, séculos XIII-XX: que presente, que futuro? Lisboa: IEM, CHAM, Caminhos Romanos, 2012, p. 61-70.

Notas de manutenção

Criado por Filipa Lopes.

Pontos de acesso

Access Points

Contacto principal

Palácio de Ficalho, Serpa