Documento simples 19 - Inventário da documentação pertencente às igrejas que eram do padroado dos condes de Marialva

Zona de identificação

Código de referência

PT/TT/ GAV/9/7/19

Título

Inventário da documentação pertencente às igrejas que eram do padroado dos condes de Marialva

Data(s)

  • [1565?] (Produção)

Nível de descrição

Documento simples

Dimensão e suporte

23 fl. (18 fl. + 5 fl.); em suporte papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

D. António (1531-1595) (n. 1531 - m. 1595-08-26)

História biográfica

História custodial e arquivística

Este inventário terá sido produzido em 1565, mas desconhecemos a sua história custodial. É possível que tenha sido arrumado nas Gavetas do antigo Arquivo Real e, assim, tenha posteriormente passado para o Arquivo Nacional.

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Mandado fazer por D. António, prior do Crato, inventaria escrituras relativas cerca de 40 igrejas e capelas que haviam pertencido ao padroado dos Condes de Marialva e que estavam situadas maioritariamente nas dioceses de Lamego, Porto e Viseu. Padroados que vieram para a posse deste prior através de seu pai, o infante D. Luís, a quem D. Beatriz de Meneses, viúva do 4.º conde de Marialva e 2.º conde de Loulé, os havia legado.
Neste documento encontram-se sumariados mais de 300 diplomas de diversas tipologias, produzidos entre 1384 e os meados do século XVI.
Os sumários apresentados descrevem as escrituras com algum pormenor e a data é normalmente indicada, embora raramente se distinga a Era hispânica da de Cristo.
O acervo documental descrito foi organizado pelas igrejas e capelas do padroado: abriu-se um título autónomo para a maioria delas e debaixo de cada título sumariou-se a documentação respetiva. São descritas muitas cartas de doação e a confirmação episcopal das apresentações de párocos, alguma documentação pontifícia, sentenças judiciais e uns quantos documentos particulares. Em certos títulos, foi incluída uma nota final sobre o estado da igreja, apontando-se, por vezes, as demandas que estavam pendentes e as iniciativas em curso.
Algumas igrejas ficaram debaixo do mesmo título devido à natureza da documentação conservada, que dificultava a sua distinção por estas estarem situadas na mesma localidade ou devido à existência de laços de dependência entre elas ou, simplesmente, porque a documentação sumariada a elas se reportava em simultâneo.
O redator do inventário registou, com alguma frequência, notas relativas aos cartórios das igrejas, a outros fundos documentais ou a maços de documentação relacionados com as unidades em descrição.
Apresenta sinais de uso e contém muitas anotações posteriores feitas por diferentes pessoas. [Nesta descrição segue-se o artigo de Luís Filipe Oliveira citado em “Fontes”.]

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

As duas partes podem ser consultadas no ANTT (códigos de referência: PT/TT/GAV/9/7/19 e PT/TT/GAV/9/8/8; cotas: Gav. 9, Mç. 7, n.º 19 e Gav. 9, Mç. 8, n.º 8).

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Related descriptions

Nota de publicação

OLIVEIRA, Luís Filipe — “O Arquivo dos Condes de Marialva num inventário do século XVI”. In COLÓQUIO, Évora, 2000 — Elites de redes clientelares na Idade Média. Problemas Metodológicos: atas, ed. Filipe Themudo Barata. Lisboa: Edições Colibri, CIDEHUS-UÉ, 2001, p. 221-260 (a transcrição está nas p. 230-260).

Zona das notas

Nota

Nota ao elemento de informação "Código de referência": utiliza-se o código de referência da primeira parte do inventário (PT/TT/ GAV/9/7/19). As últimas 5 folhas do documento foram separadas em data desconhecida e colocadas num outro maço (código de referência PT/TT/GAV/9/8/8 referido na base de dados DigitArq do ANTT). Nesta descrição tratou-se o inventário como um todo.

Nota

Nota ao elemento de informação "Título": no documento lê-se "Imvemtayro de todos os papeis e escrituras que pertencem as igrejas que são do padroado secullar e leiguo do senhor dom Antonio que forão do Conde de Marialva e herdou o senhor dom Antonio do iffante dom Luis seu senhor e pay que aja gloria".

Nota

Nota ao elemento de informação "Data(s)": não está datado, mas no inventário encontram-se dois locativos temporais que situam a sua produção nesse ano (fl. 2r e 7v). Segue-se a proposta de Luís Filipe Oliveira, diferente da apresentada na base de dados DigitArq (cf. citação em “Fontes”).

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.

DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO — Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação e revisão

2014-08-12; 2015-05-14.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

ARQUIVO NACIONAL DA TORRE DO TOMBO - DigitArq [Em linha]. Lisboa: ANTT, 2000- . [Consult. 11, ag. 2014]. Col. GAV - Gavetas. Disponível em WWW: < URL: http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4185743 >.

OLIVEIRA, Luís Filipe — “O Arquivo dos Condes de Marialva num inventário do século XVI”. In COLÓQUIO, Évora, 2000 — Elites de redes clientelares na Idade Média. Problemas Metodológicos: atas, ed. Filipe Themudo Barata. Lisboa: Edições Colibri, CIDEHUS-UE, 2001, p. 221-229.

Nota do arquivista

Criado por Filipa Lopes.

Metadados de objeto digital

Nome do ficheiro

Inventario_docs_igrejas_padroado_cond_Marialva_fl.1.jpg

Tipo de suporte

Imagem

Mime-type

image/jpeg

Tamanho do ficheiro

2.1 MiB

Transferido

19 de junho de 2015 06:53

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Zona da incorporação

Related subjects

Pessoas e outras entidades relacionadas

Related places