Documento simples 01 - Tombo com as várias rendas e todas as fazendas prazos e foros que pertencem a esta casa em que meu pai e senhor Pedro de Figueiredo se achava de posse até seu falecimento.

Zona de identificação

Código de referência

PT/FCC/ ACBL/07/02/01

Título

Tombo com as várias rendas e todas as fazendas prazos e foros que pertencem a esta casa em que meu pai e senhor Pedro de Figueiredo se achava de posse até seu falecimento.

Data(s)

  • 1722 (Produção)

Nível de descrição

Documento simples

Dimensão e suporte

1 liv. com 118 fl.; em suporte papel.

Zona do contexto

Nome do produtor

Figueiredo Cabral. Família (1655-1762) (1655-1762)

História biográfica

Nome do produtor

Figueiredo, Rodrigo António de (1698-1762) (n. 1698 - m. 1762)

História biográfica

Nome do produtor

Figueiredo Cabral da Câmara. Família (1726-1805) (1726-1805)

História biográfica

Nome do produtor

Figueiredo Cabral da Câmara. Família (1910- ) (1910-)

História biográfica

Nome do produtor

História custodial e arquivística

Mandado fazer após a morte de Pedro de Figueiredo de Alarcão por seu filho, Rodrigo António de Figueiredo, este Tombo foi depois utilizado pela família ao longo do século XVIII e inícios do século XIX (provavelmente até 1807, data da elaboração de um novo tombo).
À data de elaboração deste Tombo, Rodrigo António de Figueiredo era ainda solteiro.
Este documento sofreu acrescentamentos e anotações de várias mãos. Até ao início do século XIX terá acompanhado a documentação, época em que terá sido relegado para segundo plano, juntamente com um conjunto de documentos cuja utilidade prática deixou de existir. Assim permaneceu durante todo o século XIX, numa das casas da família em Lisboa.
A sua 'redescoberta' deu-se quando se recuperou uma parte do arquivo familiar que tinha permanecido nessa casa (o que sucedeu depois de 1997).

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

O tombo divide-se em três partes: a primeira contém a relação das propriedades com as respectivas rendas. A segunda é uma relação das obrigações de cada um dos morgados e capelas, uma listagem de todas as propriedades e a forma como cada uma delas se integrou na Casa (por herança, por compra, por mercê). A terceira parte contém a lista de documentação com a designação dos maços e sua localização. No final desta lista (fl.110 vº) são elencados novamente - e com sumários minuciosos - os testamentos dos vários membros da família, numa lista claramente tipológica.
Os documentos são divididos em 106 Maços numa ordem bastante diversa: tipológica, territorial ou sem ordem aparente (existem maços com documentação bastante diversificada para os quais não foi encontrada nenhuma lógica).
Os sumários dos documentos são relativamente completos, havendo bastantes registos com locais, nomes e datas.
Em alguns destes registos contata-se a existência de maços dentro dos maços numerados, o que sucede bastante quando se trata de correspondência ou de contas e recibos.
O texto original deste tombo foi bastante acrescentado e anotado, indicando o seu uso ao longo de todo o século XVIII. Compreendemos facilmente que em alguns casos foram sendo preenchidas as páginas em branco existentes entre os registos de cada maço. A partir da fl. 102vº, o inventário é realmente acrescentado por um autor diferente do original (maços 101º ao 106º).
Verifica-se também a existência de uma arrumação de todos os maços posterior à original. Provavelmente foram transferidos de um local único para dois 'contadores' (designados por 'primeiro contador' e por 'segundo contador) de oito gavetas cada um. As gavetas são numeradas. Logo abaixo do registo do número de maço foi inserido o número da gaveta em que cada maço se encontra e se está no primeiro ou no segundo contador.
Há igualmente registos de documentos encadernados (que não estão nos contadores) e também documentos ou maços avulsos, colocados em determinadas gavetas (entre os maços 100 e 101; entre o maço 104 e 105).

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de organização

Zona das condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Acesso muito condicionado.

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Cota(s)

ACBL, cx.47, n.º1.

Características físicas e requisitos técnicos

Documento em mau estado de conservação.

Instrumentos de descrição

Zona da documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Related descriptions

Nota de publicação

SOUSA, Maria João da Câmara Andrade e - Da Linhagem à Casa: estratégias de mobilidade social num grupo familiar no Portugal moderno (séculos XVI-XVII). Lisboa: [s.n.], 2007. Tese de Mestrado.

Nota de publicação

SOUSA, Maria João da Câmara Andrade e - Pedro de Figueiredo, 1657-1722: uma biografia. Porto: Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família, Universidade Moderna, 1999.

Zona das notas

Nota

Nota ao elemento informação "Título": no documento lê-se "Tombo com as varias rendas e todas as fazendas prazos (…) e foros que pertencem a esta caza em que meu pay, e senhor Pedro de Figueiredo se achava de poçe athe sev faleçimento e distinctamente as quantias por que cada hua das ditas fazendas neste anno de 1722 se achão arendadas e a quem como tambem as penções capelas encargos e foros que as sobreditas fazendas estão obrigadas e inventario de todos os papeis que se acharão".

Nota

Nota ao elemento de informação "História custodial e arquivística": a casa de onde este documento foi recuperado é hoje o Hotel Palácio Belmonte -http://www.palaciobelmonte.com/.

Identificadores alternativos

Pontos de acesso

Pontos de acesso - assunto

Pontos de acesso - lugares

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

identificador da instituição

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS — ISAD(G): Norma Geral Internacional de Descrição Arquivística. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002, 97 p.
DIREÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística. 2.ª v. Lisboa: DGARQ, 2007, 325 p.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação e revisão

2014-08-13; 2015-06-30.

Idioma(s)

Script(s)

Fontes

SOUSA, Maria João da Câmara Andrade e - Da Linhagem à Casa: estratégias de mobilidade social num grupo familiar no Portugal moderno (séculos XVI-XVII). Lisboa: [s.n.], 2007. Tese de Mestrado.

SOUSA, Maria João da Câmara Andrade e - Pedro de Figueiredo, 1657-1722: uma biografia. Porto: Centro de Estudos de Genealogia, Heráldica e História da Família, Universidade Moderna, 1999.

Nota do arquivista

Criado por Maria João da Câmara.

Metadados de objeto digital

Nome do ficheiro

ACBL_1722.jpg

Tipo de suporte

Imagem

Mime-type

image/jpeg

Tamanho do ficheiro

1.6 MiB

Transferido

22 de junho de 2015 12:05

Zona de direitos do objeto digital (Mestre)

Zona de direitos do objeto digital (Referência)

Zona de direitos do objeto digital (Icone)

Zona da incorporação